A LENDA DO GALO DE BARCELOS
O cruzeiro quatrocentista que faz parte do espólio do Museu de Arqueologia da cidade de Barcelos, anda associado a uma curiosa lenda do galo. Segundo a sua narração, os naturais do burgo, andavam alarmados com um crime cometido na cidade e ainda mais por não se ter descoberto o criminoso.
Certo dia apareceu por aquelas bandas um galego de aspecto suspeito As autoridades decidiram prendê-lo e, apesar de todas as suas afirmações, testemunhos e juramentos da sua inocência, não o acreditaram. Nada fazia crer aos investigadores que o homem se dirigia em peregrinação a Santiago de Compostela, cumprindo uma promessa como fervoroso devoto do Santo que em Compostela se venera assim como a São Paulo e Nossa Senhora. Porque não conseguiu convencer os juízes da sua inocência, foi condenado a forca.
Antes de ser enforcado solicitou fosse levado perante o juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no ao magistrado, que nesse momento estava num grande banquete com alguns amigos. Então na sua presença o galego voltou a afirmar a sua inocência e ante a incredulidade dos presentes, indicando uma travessa com um galo assado, que estava sobre a mesa, exclamou: “É tão certo que sou inocente, como vos asseguro que esse galo cantará, quando me enforquem”.
Risos e comentários não se fizeram esperar, e por isso ninguém tocou no galo. No entanto o que parecia impossível se converteu num instante em realidade! Quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado se levantou da mesa e cantou. Assim nada se devia duvidar da sua inocência. O juiz correu até junto da forca e mandou suspender a sentença e o mandou em Paz.
Passados anos voltou a Barcelos e fez levantar um monumento em honra da Virgem e de Santiago.
Obs- Cara Amiga. Como me pediu, eis a lenda do galo de Barcelos
Fevereiro – 2013 LUÍS COSTA