26
Mai 13

A   LENDA  DO  LONGUINHOS

 

 

      O Dr. Alberto Feio, no seu livro "BOM JESUS DO MONTE", a pag. 80. transcreve uma lenda que há muito anda arreigada na tradição da rapariga solteira que visita aquela estância de repouso e oração. Não fez mais do que trazer essa bela lenda à luz da escrita, dando assim azo a que ela mais se tornasse conhecida e como tal, umas por brincadeira e outras, quem sabe, na mira do milagre do Santo Longuinhos lá vão fingindo não estarem muito convencidas, só para "inglês ver", quando lá no fundo do seu intimo acreditam e se sacrificam porque por tentar  não vem mal ao mundo e pode o Santo fazer o milagre por muitas desejado.

Mas o melhor será ver o que sobre isto diz o consagrado historiador bracarense:

" Sobre o penedo onde existira a torre sineira do antigo Templo, levanta-se a estátua equestre de S. Longuinhos. É um soldado de avantajada estatura, com murrião, escudo e lança, montando corpulento ginete, tudo de granito da região.  Foi oferecida em 1819 pelo Dr. Luís de Castro do Couto, de Pico de Regalados, e executada por Pedro José Luís, que a concluiu em 1821.  Anda-lhe ligada já uma lenda : menina solteira que, em recolhido silêncio, der três voltas em seu redor  ( dizem que a pé cochinho ! !!) , no prazo de um ano passará ao rol das casadas  . . . "

Ora, com o que vamos dizer, não seja para desanimar quem tiver  a crença do Santo Milagreiro,(podem lá ir à vontade porque pode estar por  lá algum mirone à espera felicidade). Segundo o Códice nº  682 da Biblioteca Nacional de Lisboa - HISTÓRIA ECLESIÁSTICA E POLITICA DO PAÍS BRACARENSE DA ÉPOCA DO SECULO  XVIII -  manuscrito de autor desconhecido jamais houve qualquer S.Longuinhos.

Vejamos o que refere esse manuscrito a fol. 84 v. no original e 146 na cópia que possuímos:

       Adições

Março 16 =

S. Longins Martyrys - A História Evangélica do P.e Fr. Francisco de Jesus  Maria Sarmento, tomo 4, Capº 19, folha 221 a respeito de São Longuinhos diz o seguinte :  Dá-se comunemente a este soldado, que feriu o Lado de Jesus Cristo o nome de Longuinhos ; o Martirológio Romano faz dele  memória como Mártir em Cesareia da Capodecea a 13 de Março, cujo corpo diz, se conserva em Roma na Igreja de Stº Agostinho ."

" Mas o douto Serry mostra que o nome de Longuinhos não é de pessoa, mas sim de lança, que em grego se diz LONCHO; e que por isso os que não entenderam bem o texto grego, fizeram de uma lança um santo.  Com efeito assentaram os modernos críticos que tudo o que se tem escrito de Longuinhos é incerto, incerto o nome, incerta a pessoa e incerto o martírio.  Vide o Padre João Batista de Castro, na vida de Jesus Cristo, liv. 5, cap. 5, pag. 563. Anotação 33 da 3ª. Impressão, o Breviário Bracarense de Dom Rodrigo da Cunha a 15 de Março, e o de Dom Rodrigo de Moura Telles, a 16 do mesmo mês." 

 

      Pelo que se depreende pelas leituras acima, São Longuinhos, é mesmo uma lenda, mas a tradição manda e como tal se querem casar breve o melhor será cumpri-la "não vá o diabo tecê-las"

 

Braga, Dezembro de 1994

 

                             LUIS COSTA       

 

 

 

 

 

 

publicado por Varziano às 14:42

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
arquivos
2013

2012

2011

2010

2009

2008

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO