A LENDA DO LONGUINHOS
O Dr. Alberto Feio, no seu livro "BOM JESUS DO MONTE", a pag. 80. transcreve uma lenda que há muito anda arreigada na tradição da rapariga solteira que visita aquela estância de repouso e oração. Não fez mais do que trazer essa bela lenda à luz da escrita, dando assim azo a que ela mais se tornasse conhecida e como tal, umas por brincadeira e outras, quem sabe, na mira do milagre do Santo Longuinhos lá vão fingindo não estarem muito convencidas, só para "inglês ver", quando lá no fundo do seu intimo acreditam e se sacrificam porque por tentar não vem mal ao mundo e pode o Santo fazer o milagre por muitas desejado.
Mas o melhor será ver o que sobre isto diz o consagrado historiador bracarense:
" Sobre o penedo onde existira a torre sineira do antigo Templo, levanta-se a estátua equestre de S. Longuinhos. É um soldado de avantajada estatura, com murrião, escudo e lança, montando corpulento ginete, tudo de granito da região. Foi oferecida em 1819 pelo Dr. Luís de Castro do Couto, de Pico de Regalados, e executada por Pedro José Luís, que a concluiu em 1821. Anda-lhe ligada já uma lenda : menina solteira que, em recolhido silêncio, der três voltas em seu redor ( dizem que a pé cochinho ! !!) , no prazo de um ano passará ao rol das casadas . . . "
Ora, com o que vamos dizer, não seja para desanimar quem tiver a crença do Santo Milagreiro,(podem lá ir à vontade porque pode estar por lá algum mirone à espera felicidade). Segundo o Códice nº 682 da Biblioteca Nacional de Lisboa - HISTÓRIA ECLESIÁSTICA E POLITICA DO PAÍS BRACARENSE DA ÉPOCA DO SECULO XVIII - manuscrito de autor desconhecido jamais houve qualquer S.Longuinhos.
Vejamos o que refere esse manuscrito a fol. 84 v. no original e 146 na cópia que possuímos:
Adições
Março 16 =
S. Longins Martyrys - A História Evangélica do P.e Fr. Francisco de Jesus Maria Sarmento, tomo 4, Capº 19, folha 221 a respeito de São Longuinhos diz o seguinte : Dá-se comunemente a este soldado, que feriu o Lado de Jesus Cristo o nome de Longuinhos ; o Martirológio Romano faz dele memória como Mártir em Cesareia da Capodecea a 13 de Março, cujo corpo diz, se conserva em Roma na Igreja de Stº Agostinho ."
" Mas o douto Serry mostra que o nome de Longuinhos não é de pessoa, mas sim de lança, que em grego se diz LONCHO; e que por isso os que não entenderam bem o texto grego, fizeram de uma lança um santo. Com efeito assentaram os modernos críticos que tudo o que se tem escrito de Longuinhos é incerto, incerto o nome, incerta a pessoa e incerto o martírio. Vide o Padre João Batista de Castro, na vida de Jesus Cristo, liv. 5, cap. 5, pag. 563. Anotação 33 da 3ª. Impressão, o Breviário Bracarense de Dom Rodrigo da Cunha a 15 de Março, e o de Dom Rodrigo de Moura Telles, a 16 do mesmo mês."
Pelo que se depreende pelas leituras acima, São Longuinhos, é mesmo uma lenda, mas a tradição manda e como tal se querem casar breve o melhor será cumpri-la "não vá o diabo tecê-las"
Braga, Dezembro de 1994
LUIS COSTA